Tipos de Desemprego
Desemprego técnico:
Este tipo de desemprego está relacionado com a substituição de mão-de-obra pelas novas tecnologias, e afecta principalmente as pessoas de mais idade.
Desemprego cíclico:
Este tipo de desemprego é originado pelos períodos da crise, e maioritariamente prejudicam as actividades económicas.
Desemprego repetitivo:
Este tipo de desemprego está relacionado com os trabalhadores que são 'obrigados' a mudar várias vezes de emprego, devido ou ao tipo de contracto que têm (contracto a curto prazo, contracto de part-time) ou em relação às condições e regalias do trabalho.
Desemprego de longa duração:
Este tipo de desemprego está relacionado com as causas estruturais, quando existe alguma mudança a longo prazo (como por exemplo, a requalificação de mão-de-obra) até que então volte ao ritmo normal (equilíbrio entre a oferta e a procura).
Desemprego sazonal:
Este tipo de desemprego está relacionado com determinadas actividades em que o ritmo de produção não é constante. Como as actividades agrícolas, que em determinadas épocas do ano, apresentam alguns picos de necessidade de mão-de-obra (há épocas em que há mais emprego na agricultura, e há outras épocas que não precisam - como hoje em dia que há muitas máquinas para executar esse trabalho).
Desemprego voluntário:
Este tipo de desemprego está relacionado, por exemplo, quando um trabalhador por razões pessoais (mudança de residência, uma opção da mulher para ficar em casa a tomar conta dos filhos) e tem de se despedir (é um despedimento voluntário).
Baseado em:
Graça, M. Luísa e, Pinto, Pedro L - Ecónomia, 10º ano, Edições ASA, 2003, 1ª edição, pág 81 e 82
Graça, M. Luísa e, Pinto, Pedro L - Ecónomia, 10º ano, Edições ASA, 2003, 1ª edição, pág 81 e 82
Haverá algum tipo em particular que atinja o trabalho do ASC?
ResponderEliminar